Escola de Comunicações e Artes

Informações institucionais
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443
Cidade Universitária
05508-020 – São Paulo – SP
(11) 3091-4372
(11) 3091-4374
eca@usp.br
www.eca.usp.br
Sobre a unidade
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) se caracteriza como uma Unidade de Ensino que vive a contemporaneidade, sempre atenta às inovações, refletindo sobre as mudanças ocorridas, e a partir disso, desenvolve pesquisas e forma profissionais que farão chegar à sociedade os principais resultados desse trabalho.
Cursos Oferecidos
Atividades e Projetos
Projeto Redigir
- O que é: Criado há mais de quinze anos, o projeto fomenta atividades de leitura e escrita para interessados em aprimorar suas habilidades em análise, interpretação e produção de textos. Oferece aulas de português, técnicas de redação, debates e oficinas, com uma equipe de educadores composta por alunos da ECA.
- Público-alvo: Alunos oriundos do ensino fundamental e demais interessados que não tenham estudado em universidades públicas.
- Periodicidade: Semestral.
- Contato: facebook.com/redigir
Rosa dos Ventos
- O que é: O projeto realiza passeios para democratizar o acesso ao lazer, buscando despertar a autonomia, a conscientização e a sensibilização das crianças. O objetivo é que as crianças se tornem multiplicadoras da ideia, mostrando que é possível ter acesso a lazer de qualidade com poucos gastos.
- Público-alvo: Crianças.
- Periodicidade: Semestral.
- Contato: facebook.com/rosadosventos
Projeto Educom.geraçãocidadã.2016
- O que é: Oferece assessoria a uma rede de escolas para implementar projetos educomunicativos, envolvendo docentes e estudantes de escolas públicas e privadas, com a participação de estudantes da USP para desenvolver a prática da imersão educomunicativa.
- Público-alvo: 100 estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental (público e privado), 20 professores e estagiários da Licenciatura em Educomunicação.
- Periodicidade: Abril a novembro de 2016.
Censura em Cena
- O que é: O OBCOM-USP, em parceria com o SESC, realiza a leitura dramática de peças vetadas pela censura. Após cada leitura, ocorre uma mesa de debates sobre a censura, os motivos do veto e a atualidade do tema.
- Público-alvo: Pesquisadores e interessados sobre o tema.
- Periodicidade: Bimestral.
- Contato: OBCOM | (11) 3091-1607 | obcom@usp.br
Competência Informacional
- O que é: Um programa que visa dar subsídios para a compreensão e utilização de fenômenos informacionais, seja através de aplicativos e dispositivos digitais, seja pela incorporação de políticas informacionais no currículo escolar.
- Público-alvo: Professores e estudantes de educação básica.
- Periodicidade: Semestral (uma oficina de uma hora por semana).
- Contato: Ivan Siqueira | (11) 3091-4067
Comunicação Social e Educomunicação: A Interface Comunicação e Educação na Formação de um Novo Campo Profissional e de Estudos
- O que é: O Departamento de Comunicações e Artes participa de feiras e eventos para divulgar a interface comunicação/educação. Também realiza palestras em escolas de ensino médio e cursinhos para apresentar o campo profissional e de estudos.
- Público-alvo: Estudantes de ensino médio, cursos pré-vestibulares e instituições educacionais.
- Periodicidade: Atividade oferecida regularmente, mediante agendamento.
- Contato: Thiago Muniz Garcia | (11) 3091-4081 | cca@usp.br | https://www.eca.usp.br/departamento/cca
Diferenciais
Especialização em Educomunicação
Descrição: o Educomunicador tem expressamente o perfil de um gestor de processos comunicacionais. Um profissional que conhece suficientemente, de um lado, as teorias e práticas da educação, e, de outro, os modelos e procedimentos que envolvem o mundo da produção midiática e das tecnologias, de forma a exercer atividades de caráter transdisciplinar tanto na docência quanto na coordenação de trabalhos de campo, na interface comunicação/educação. Nos dois casos, espera-se deste profissional a habilidade para gestionar conflitos e a criatividade para encontrar soluções que melhorem os processos educativos, sejam os formais (escolares) quanto os não formais (desenvolvidos pelas ONGs) e informais (implementados pelos meios de comunicação voltados para a educação).
Público-alvo: educadores, jornalistas, profissionais da área de comunicação em geral, ciências humanas, professores de ensino fundamental e médio.
Periodicidade: a atividade é oferecida durante o ano letivo.
Contato: Sandra Alonso e Kelly Sinhorini | (11) 3091-4341 | gestcom@usp.br | www.eca.usp.br
