Pular para o conteúdo
Marca do Programa USP e as Profissões
Marca do Programa USP e as Profissões

Faculdade de Medicina

FM / São Paulo

Informações institucionais

Faculdade de Medicina

Av. Dr. Arnaldo, 455
Cerqueira Cesar
01246-903 São Paulo SP
(11) 3061-8442
(11) 3061-8444
graduacao@fm.usp.br.usp.br
www.fm.usp.br/graduacao

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional – FOFITO

R. Cipotânea, 51
Cidade Universitária
05360-000 São Paulo SP
(11) 3091-7459
(11) 3091-7460

gradfofito@usp.br.usp.br
www.fm.usp.br/fofito

Sobre a unidade

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ministra cursos de graduação em Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, além de cursos de pós-graduação e de cultura e extensão universitária, e programas de residência médica e multiprofissional.

Vídeo: Unidade da Faculdade de Medicina
Vídeo: Responsável pela Faculdade de Medicina

Cursos Oferecidos

Fisioterapia

Integral

25 vagas

Bacharelado

Fonoaudiologia

Integral

30 vagas

Bacharelado

Medicina

Integral

175 vagas

Bacharelado

Terapia Ocupacional

Integral

25 vagas

Bacharelado

Atividades e Projetos

Museu Histórico “Prof. Carlos da Silva Lacaz”

Descrição: a premissa básica do museu é realizar ações voltadas para preservação, investigação e comunicação de seus bens patrimoniais ligados à institucionalização da medicina e das práticas de saúde no Brasil, num plano geral e, em São Paulo, num plano específico. Para isso, faz parte de nossa missão o ato de preservar, incluindo a coleta, a aquisição, o acondicionamento e conservação desses bens, bem como por meio das relações interinstitucionais, das exposições e publicações, dos projetos educativos e culturais. Finalmente, todas essas ações deverão ser enlaçadas pelo exercício da investigação e da pesquisa, fundamentando-as cientificamente.

Público-alvo: público em geral, especialmente professores e estudantes. A exposição é acessível à pessoa com deficiência e mobilidade reduzida. O atendimento a escolas acontece mediante agendamento prévio.

Periodicidade: segunda a sexta-feira (exceto feriados), 9h às 16h.

Contato: (11) 3061-7249 | mhistorico@museu.fm.usp.br | www.fm.usp.br/museu

Diferenciais

MEDICINA E CIÊNCIAS MÉDICAS

O médico se gradua como clínico geral e pode exercer sua profissão como tal ou como médico especialista. Para se tornar especialista, o profissional deve realizar a residência médica ou outra modalidade de especialização reconhecida pelo CFM e AMB.

O médico deve possuir formação científica profunda, treinamento para atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais, ter elevada formação ética e exercer sua profissão com responsabilidade social. Ele deve atender aos principais problemas de saúde, prestar atendimento inicial às emergências, promover a saúde e executar ações de prevenção. As perspectivas profissionais são amplas, desde o consultório particular até atividades acadêmicas como professor ou pesquisador.

FISIOTERAPIA

O fisioterapeuta se gradua como profissional generalista, atuando em disfunções musculoesqueléticas, neurológicas, cardiorrespiratórias, geriátricas, entre outras, podendo se especializar posteriormente. Atua em hospitais (pronto-socorro, UTI, enfermarias), centros de reabilitação, clínicas e programas de atendimento domiciliar.

Além da área da saúde, também integra programas educacionais e desportivos, exercendo atividades de prevenção, orientando sobre postura e aplicando terapias corretivas. O curso dura cinco anos e é oferecido pelas Faculdades de Medicina da Capital e de Ribeirão Preto.

FONOAUDIOLOGIA

A Fonoaudiologia visa prevenir, diagnosticar e reabilitar distúrbios da comunicação humana (fala, voz, linguagem e audição), com foco na saúde integral. O fonoaudiólogo atua em creches, escolas, unidades de saúde, consultórios, hospitais, indústrias e na área cultural (rádio, TV, teatro). Pode também se dedicar à docência e pesquisa.

O profissional habilita e reabilita indivíduos com distúrbios de comunicação. Os candidatos devem ter interesse por áreas da Saúde Humana. O curso é oferecido pela Faculdade de Medicina da Capital, pela Faculdade de Odontologia de Bauru e pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

TERAPIA OCUPACIONAL

É um campo de conhecimento e intervenção em saúde, educação, assistência social, trabalho e cultura. O terapeuta ocupacional visa recriar, manter ou desenvolver condições para que as pessoas tenham autonomia na vida cotidiana, participação social e exercício de direitos.

Os profissionais acompanham pessoas com restrições em unidades de saúde, escolas, centros de reabilitação, projetos sociais, entre outros. O mercado de trabalho no Brasil é amplo e se expande com o desenvolvimento de políticas públicas para idosos, pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social. O curso é oferecido pelas Faculdades de Medicina da Capital e de Ribeirão Preto.