Pular para o conteúdo
Marca do Programa USP e as Profissões
Marca do Programa USP e as Profissões

Instituto de Psicologia

IP / São Paulo

Informações institucionais

Av. Prof. Mello Moraes, 1721
Cidade Universitária
05508-030 São Paulo SP
(11) 3091-4178
www.ip.usp.br

Sobre a unidade

IP: Psicologia para quem quer entender a mente humana e transformar a sociedade.

Sua curiosidade sobre a mente humana te leva a querer ir além? No Instituto de Psicologia (IP) da USP, a paixão por entender as pessoas e a sociedade se transforma em uma carreira com propósito. O curso de Psicologia do IP tem duração de cinco anos, em período integral, e irá prepará-lo para atuar como psicólogo(a), bacharel ou licenciado(a).

Aqui, você mergulha em quatro áreas de conhecimento que são a base da profissão: Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade, Psicologia Clínica, Psicologia Experimental e Psicologia Social e do Trabalho. Além de uma formação completa em sala de aula, você tem a oportunidade de participar de pesquisas, programas de intercâmbio com universidades estrangeiras e desenvolver atividades práticas em laboratórios de ponta.

Vídeo: Unidade do Instituto de Psicologia
Vídeo: Responsável pelo Instituto de Psicologia
Vídeo: Podcast com o Prof. Dr. Bernardo Parodi Svartman

Por que escolher a IP

Porque a sua formação vai muito além da teoria. O IP conecta você à comunidade e oferece uma experiência completa, onde você pode aplicar seus conhecimentos e fazer a diferença na vida das pessoas.

Pesquisa de ponta

O IP conta com instalações e equipamentos que permitem que você desenvolva pesquisas em quase todas as áreas da Psicologia, incluindo Neurociências.

Formação completa

O Instituto oferece cursos de pós-graduação, com incentivo a bolsas de mestrado e doutorado, e recebe professores estrangeiros para desenvolver atividades de pesquisa conjunta, incentivando o intercâmbio e as parcerias internacionais.

Conexão com a sociedade

Você pode participar de cursos de extensão, atividades culturais e eventos abertos ao público, além de atuar em serviços de atendimento à comunidade, como a Clínica Psicológica e o Serviço de Orientação Profissional.

Cursos Oferecidos

Psicologia

Integral

70 vagas

Bacharelado e Licenciatura

Atividades e Projetos

Serviço de Orientação Profissional

  • O que é: Desde 1970, o serviço oferece atendimento gratuito à comunidade, com foco na orientação de estudantes de ensino médio para a escolha do curso superior. Também oferece serviços de preparação para a escolha (9º ano e 1º ano), reescolha de curso, planejamento de carreira para recém-formados e orientação da aposentadoria.
  • Público-alvo: Interessados a partir de 14 anos.
  • Periodicidade: Semanal, com atendimento em grupo (seis sessões de 3h) ou individual (média de 12 sessões de 1h).
  • Contato: (11) 3091-4174 | sopi@usp.br

Identidade, Território e Participação

  • O que é: O projeto leva alunos do ensino médio do Vale do Ribeira (SP) para conhecer e entrevistar moradores de comunidades tradicionais (caiçaras e quilombolas), buscando entender a relação entre o apego ao local e a participação em iniciativas coletivas.
  • Público-alvo: Professores e estudantes de ensino médio de escolas técnicas do Vale do Ribeira.
  • Periodicidade: Quinzenal, oferecida durante o ano letivo.
  • Contato: Gustavo Martineli Massola e Alessandro de Oliveira dos Santos | (11) 3091-4184

Conheça outras atividades, pesquisas, notícias e informações no site do Instituto de Psicologia: https://www.ip.usp.br/

Diferenciais

A biblioteca do Instituto de Psicologia conta com um enorme acervo de publicações nacionais e internacionais; é ligada às bases de dados internacionais, sendo a mais completa da área em todo o território nacional.

Possui vários serviços de atendimento à comunidade em geral: Clínica Psicológica, Aconselhamento Psicológico, Orientação Profissional, Laboratório de Psicopedagogia, Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social (APOIAR), Núcleo de Estudos para Prevenção da AIDS e outros laboratórios, Serviço de Psicologia Escolar, Serviço de Atendimento à Pessoa Indígena, que contam com a participação de professores e alunos estagiários e outros.